Vinho Sandalo de Altolandon 2015 “Sociedade da Mesa”

janeiro 18, 2018

carne

O clube de vinhos Sociedade da Mesa arrasa na escolha dos vinhos.

Gostei muito desse vinho espanhol, me surpreendeu.

Sandalo de Altolandon 2015

Região: Castilla La Mancha – ESPANHA 

Uvas: 50% Syrah + 50% Cabernet Franc 

Produtor: Altolandon

Safra: 2015

Crianza: 4 meses de crianza em barris de carvalho francês 225 e 300 litros

Graduação alcoólica: 14,5% 

A elaboração foi realizada em depósitos de aço inoxidável de 6.000 litros, para extrair ao máximo as melhores qualidades das uvas, a cor e os aromas. A fermentação alcoólica realizou-se de maneira espontânea, com levedura autóctone, a qual se desenvolve e expressa ao máximo potencial a origem do vinho. A temperatura da fermentação alcançou os 26 graus no seu ponto mais alto, procurando preservar ao máximo os aromas frutais do vinho. Realizou-se também uma maceração pós-fermentativa, onde o vinho ficou em contato com as peles durante 2 a 3 semanas, controlando-se a temperatura durante esse período. Após finalizar a maceração, o vinho foi prensado e levado diretamente para os barris de carvalho francês de 225 e 300 litros, para a fermentação malolática, também de um modo natural. Após a fermentação, o vinho passou por crianza de quatro meses em barris, período no qual o enólogo procedeu o assemblage em depósito de aço inoxidável, onde decantou e estabilizou de forma natural, antes do engarrafamento.

Características: Intensa cor cereja com borda púrpura. Aromas de fruta vermelha madura, cereja e groselha, com notas de alcaçuz e um fundo de especiarias elegante, que se une com notas tostadas. Sua entrada na boca é estruturada, com bom frescor, recuperando os aromas de fruta vermelha e notas de torrado da crianza. Longo, denso e muito equilibrado.

Temperatura de Serviço: Estes vinhos com estrutura, potência e elegância ao mesmo tempo, sempre combinam bem com carnes assadas. Por isso, recomendamos degustar o Sandalo de Altolandon 2015 com um suculento pernil de vitela com tomatinhos assados, acompanhado de uma guarnição de batatas assadas ou purê.

Harmonização: Sua temperatura de consumo deve encontrar-se em torno de 15 a 17ºC. Não é necessária a decantação nem abertura prévia ao consumo, ao menos nos próximos meses.

Guarda: Sem dúvida está no seu ponto de consumo, com uma magnífica carga frutal tanto no nariz como na boca. Mas se optar por guardá-lo, os aromas primários de fruta progressivamente evoluirão para um perfil mais complexo, com tendência a fechar-se. Por isso, será necessária sua oxigenação para o consumo. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos três anos (2017 a 2020).

Sugestão de Harmonização: Maminha com Batata.

Ingredientes:

1 pedaço de maminha (600 g)

3 batatas (com casca) cortadas em 4 partes

5 dentes de alho esmagados

sal, pimenta do reino, orégano, azeite de oliva e vinagre

1 tablete de caldo de carne

Modo de Fazer:

Faça alguns furos na carne com a faca.

Tempere a carne com sal, pimenta do reino, orégano, azeite e vinagre.

Deixe no tempero de um dia para o outro, na geladeira, virando na metade do tempo.

Lave as batatas e corte em 4 partes.

Cozinhe em água com sal até que estejam macias. Reserve.

Aqueça um pouquinho de óleo na panela de pressão e doure a carne de todos os lados.

Cubra com água até a metade da carne e acrescente o caldo de carne.

Cozinhe na pressão por 45 minutos (fogo baixo), depois que a panela começar a apitar.

Espere sair a pressão, abra a panela e espere uns 15 minutos antes de fatiar a carne.

Unte uma assadeira com azeite de oliva.

Acomode as batatas e tempere com sal, pimenta do reino, pimenta calabresa (opcional) e azeite de oliva.

Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam douradas.

Não se esqueça de virar as batatas na metade do tempo.

Sociedade da Mesa

Criada em 2003, a Sociedade da Mesa Clube de Vinhos seleciona vinhos de todo o mundo para seus associados, que recebem as seleções em suas casas. Um clube pioneiro, ousado e independente, que está sempre em busca de tesouros enológicos, trazendo vinhos inéditos no mercado brasileiro.

Como integrante de um grupo internacional de clubes de vinhos, a Sociedade da Mesa conta com uma rede mundial de profissionais especializados, os quais selecionam os vinhos criteriosamente, levando em conta a qualidade e a variedade em tipo e origem, compondo um mix perfeito entre produtos tradicionais, novidades enológicas e vinhos consagrados, exclusivos e premiados. Muitas vezes, inclusive, logo após serem selecionados, os vinhos do clube são agraciados com excelentes pontuações nas mais conceituadas listas internacionais, como a de Robert Parker.

Os vinhos são negociados diretamente com os produtores, sem intermediários. Isso permite que o clube ofereça a seus associados seleções excepcionais, com preços surpreendentes, que chegam a ser até 40% mais baixos do que os praticados pelo mercado.

Além disso, a Sociedade da Mesa Clube de Vinhos publica uma revista mensal repleta de informação e conteúdo sobre os vinhos selecionados, novidades e gastronomia, além de organizar cursos, viagens e eventos. Os associados recebem a revista junto com seus vinhos, todos os meses.

Para saber mais sobre o Clube de Vinhos Sociedade da Mesa CLIQUE AQUI.

https://www.sociedadedamesa.com.br/conheca

https://www.facebook.com/sociedadedamesa/

https://www.instagram.com/sociedadedamesa/

Promoção para os leitores do Receitas Selecionadas:

A todos que tiverem interesse em se associar ao clube, e informarem que souberam por intermédio do Receitas Selecionadas, serão presenteados com 01 par de taças de cristal modelo Bordeaux, junto com a primeira caixa de vinhos.

Corre lá e garanta já o seu presente !

BORDEAUX

carne

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Não esqueça de compartilhar!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Print this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>