Vinho Domaine Vedilhan Branco – Viognier “Sociedade da Mesa”

dezembro 20, 2017

DSC_0312

Excelente vinho do clube de vinhos Sociedade da Mesa.

DOMAINE VEDILHAN BRANCO – VIOGNIER

Região: Languedoc – IGP Pays D’OC – FRANÇA 

Uvas: 100% Viogner 

Produtor: Domaine de Vedilhan

Safra: 2016

Crianza: sem crianza em barril

Graduação alcoólica: 14% 

Viognier é uma variedade complicada, difícil para escolher a data de vindima. A dificuldade está no equilíbrio aromático de amadurecimento, que é a chave para manter seus aromas de fruta o mais frescos possíveis. Do contrário, os aromas rapidamente ficam enjoativos e pesados. Por isso o enólogo deve estar muito atento à data da vindima, para que seja possível capturar os característicos aromas florais e de pêssego do vinho. Isso se consegue escolhendo o momento adequado através de uma seleção rigorosa na bodega. A uva foi prensada sem maceração. Após separar a fração mais limpa do mosto, este fermentou em aço inoxidável a baixas temperaturas durante 15 dias, para logo ser transferido e decantar de forma natural. Após uma leve clarificação e filtragem, o vinho foi engarrafado.

Com reflexos dourados, apresenta-se limpo e brilhante. No nariz é uma autêntica explosão de fruta bem madura, onde as lembranças tropicais fundem-se com notas de flor de amêndoa e de laranja. Na boca, mostra-se equilibrado e amável. Rico e perfumado, com lembranças de pêssego, abacaxi e manga, e boa sensação de frescura na passagem pela boca.

Harmonização: Estamos em bom momento para desfrutar deste delicioso Viognier com uma salada de cítricos, com um peixe no vapor, um ceviche ou tartar levemente temperado. São perfeitos acompanhantes para este delicioso Domaine de Vedilhan Viognier 2016.

Sua temperatura de consumo deve encontrar-se entre 8 e 10ºC. Não é necessário decantá-lo nem tampouco abrir a garrafa com antecedência ao momento de consumo. O importante é manter a temperatura indicada, para desfrutar plenamente deste vinho.

Para beber neste momento com boa intensidade de fruta. Esperamos uma evolução positiva na garrafa para os próximos meses. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos dois anos (2017 a 2019).

Sugestão de Harmonização: Iscas de Tilápia com Pimentão.

Ingredientes:

4 filés de tilápia cortados em 6 pedaços

5 dentes de alho esmagados

endro dill

sal e pimenta do reino

limão

farinha de trigo 

óleo para fritar

Acompanhamento: 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 3 dentes de alho bem picadinhos, azeite de oliva, sal e pimenta do reino e salsinha picadinha.

Modo de Fazer:

Tempere o peixe com sal, pimenta do reino, alho esmagado, endro dill e gotas de limão.

Deixe tomar gosto por uma hora.

Enquanto isso, refogue o pimentão.

Corte os pimentões ao meio e tire as sementes e a parte branca.

Aqueça um pouquinho de azeite de oliva e doure o alho picadinho.

Acrescente os pimentões cortados em tiras

Tempere com sal e pimenta do reino.

Refogue até que esteja macio, mas não muito mole.

Finalize com salsinha picadinha. Reserve.

Passe os filés de peixe na farinha de trigo.

Aqueça o óleo e frite os filés dos dois lados.

Coloque em uma travessa e finalize com salsinha picadinha.

Sirva com arroz integral.

Sociedade da Mesa

Criada em 2003, a Sociedade da Mesa Clube de Vinhos seleciona vinhos de todo o mundo para seus associados, que recebem as seleções em suas casas. Um clube pioneiro, ousado e independente, que está sempre em busca de tesouros enológicos, trazendo vinhos inéditos no mercado brasileiro.

Como integrante de um grupo internacional de clubes de vinhos, a Sociedade da Mesa conta com uma rede mundial de profissionais especializados, os quais selecionam os vinhos criteriosamente, levando em conta a qualidade e a variedade em tipo e origem, compondo um mix perfeito entre produtos tradicionais, novidades enológicas e vinhos consagrados, exclusivos e premiados. Muitas vezes, inclusive, logo após serem selecionados, os vinhos do clube são agraciados com excelentes pontuações nas mais conceituadas listas internacionais, como a de Robert Parker.

Os vinhos são negociados diretamente com os produtores, sem intermediários. Isso permite que o clube ofereça a seus associados seleções excepcionais, com preços surpreendentes, que chegam a ser até 40% mais baixos do que os praticados pelo mercado.

Além disso, a Sociedade da Mesa Clube de Vinhos publica uma revista mensal repleta de informação e conteúdo sobre os vinhos selecionados, novidades e gastronomia, além de organizar cursos, viagens e eventos. Os associados recebem a revista junto com seus vinhos, todos os meses.

Para saber mais sobre o Clube de Vinhos Sociedade da Mesa CLIQUE AQUI.

https://www.sociedadedamesa.com.br/conheca

https://www.facebook.com/sociedadedamesa/

https://www.instagram.com/sociedadedamesa/

Promoção para os leitores do Receitas Selecionadas:

A todos que tiverem interesse em se associar ao clube, e informarem que souberam por intermédio do Receitas Selecionadas, serão presenteados com 01 par de taças de cristal modelo Bordeaux, junto com a primeira caixa de vinhos.

Corre lá e garanta já o seu presente !

BORDEAUX

 

DSC_0312

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Não esqueça de compartilhar!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Print this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>